quinta-feira, 27 de maio de 2010

PODER ANALGÉSICO DA MENTE

Estudos já mostraram que quando você realmente acredita que não vai doer, quase não dói mesmo. Um estudo feito recentemente por um grupo italiano indica como seu cérebro processa: produzindo opióides próprios que agem especificamente sobre a representação mental daquela parte do seu corpo que vai sofrer o ataque. Assim, a anestesia "psicológica" é dirigida somente àquela porção do corpo, preservando a sensibilidade das outras.

Fabrizio Benedetti, Claudia Arduino e Martina Amanzio, da Universidade de Torino, contaram com a participação de 173 voluntários no estudo.

Todos os voluntários recebiam uma injeção de capsaicina, um dos princípios ativos da pimenta, simultaneamente nas costas das mãos e no dorso dos pés. A injeção de capsaicina provoca uma dor ardente localizada. A cada minuto, os voluntários avaliavam a intensidade da dor em uma escala de 0 (nenhuma dor) a 10 (dor insuportável). Em média, os voluntários avaliaram a dor inicial como 5 ou 6, decaindo gradualmente até desaparecer (dor 0) 15 minutos após a injeção.

Alguns voluntários, no entanto, receberam antes da injeção um creme aplicado a uma das mãos, ou a um dos pés. O creme, apresentado como "um anestésico local poderoso que alivia a ardência da capsaicina", era na verdade um placebo, uma mistura de óleo de tomilho e água, sem ação anestésica própria. Resultado: enquanto a dor inicial percebida nas outras partes do corpo era avaliada em 5-6, a dor inicial na mão ou pé que havia recebido o placebo recebia um mero "3", e desaparecia mais rapidamente, em apenas 10 minutos!!

Estudos anteriores haviam mostrado que a antecipação de um efeito analgésico leva à produção de opióides pelo cérebro, que então agem sobre o próprio cérebro diminuindo de fato a sensação de dor. No estudo italiano, o efeito "analgésico" do creme pôde ser anulado por uma injeção prévia de naloxone, que bloqueia a ação de opióides, mostrando que a dor reduzida em decorrência da expectativa era de fato devida à produção de opióides endógenos. A grande novidade deste estudo é mostrar que o opióide produzido na expectativa da analgesia age somente para a parte do corpo que recebeu o suposto analgésico. A explicação mais simples oferecida pelos pesquisadores é que o opióide produzido não atua no cérebro em geral, mas somente nas regiões do cérebro que representam aquela parte do corpo que é objeto da expectativa.

Em outras palavras: se você acredita piamente que seu dedo mindinho da mão esquerda está anestesiado e não vai sentir dor, seu cérebro produz opióides que agem na representação do seu dedo mindinho da mão esquerda, e só nela, e anestesiam seu mindinho pra você. Mesmo que o "anestésico" que lhe aplicaram no mindinho tenha sido só um placebo.

Dá até pra criar uma frase para essa nova explicação biológica do "poder de sugestão" da mente: "Me engana, que eu produzo uns opióides e gosto..."
www.imagick.org.br

QUINTESSENCIA DO CORPO HUMANO

Um senhor rude, sem cultura , diz:
«O homem é feito de carne. . O seu corpo é sólido. Come alimentos sólidos para sobreviver e sempre foi assim. Da Terra nascemos e ao pó voltaremos

Um biólogo garante:
«O homem é feito de líquidos! Com setenta e cinco porcento de água e uma baixa quota de sólidos! O homem depende muito mais dos líquidos do que de sólidos! Ele precisa de oxigénio para as células e água para os fluidos corporais, pouco mais! Inclusive existem estudos que comprovam que o homem pode sobreviver durante bastante tempo ligado a um respirador artificial que lhe forneça ar puro e a um fornecimento de líquidos ricos em nutrientes que nem têm que ser ministrados oralmente – até podem ser fornecidos via endovenosa que o homem sobreviverá igualmente. Do seu peso total, apenas uma pequena parte é sólida.»

Um filósofo. alega
«Enganam-se!» Diz o terceiro personagem. «Já estudei essa questão! O corpo humano é essencialmente espaço! Nada! Exactamente como todo o cosmos, ele é vácuo! Senão vejamos: A carne é feita de tecidos. Os tecidos de células. As células de átomos. E os átomos de eletrões protões e nucleões. Já viram bem qual é o volume relativo de um átomo em relação ao volume somado dos seus electrões mais núcleo? É enorme! Isto é: Um átomo é cerca de 99,99% de espaço com 0,01% de matéria! Assim se conclui que o corpo humano é feito de Ar. Ou, se quiserem, de Espaço.»

O homem sem ter cursos ou diplomas, diz:
«Amigos, a mim o que me interessa é viver a vida e apanhar sol. Como? Não perceberam? Reparem: Conheço determinados ioguis que atribuem grande importância à mastigação seja de sólidos ou de líquidos, apesar de comerem muito pouco! Dizem-me que se pode viver muito bem sem comer grande coisa, bastando para isso reaprender a alimentar-se começando pela pureza de todos os elementos constituintes. Não será verdade que o corpo humano seja antes de mais pura energia em manifestação num complexo e belo conjunto de forças? Ele é tudo o que vocês disseram mas é essencialmente a energia que simultaneamente faz mover à volta e ao mesmo tempo segura os eletrões ao núcleo. Sem essa energia o átomo não seria. A célula não se formaria e os tecidos não poderiam existir quanto mais um órgão ou corpo. O corpo humano é energia em ação e alimenta-se basicamente de energia. A Energia luminosa do quarto elemento. O Fogo. O Sol

De certa forma, todos têm razão.
Acredito que existe toda uma ciência apenas na Alimentação quando considerada do ponto de vista holístico, integral, que contempla a digestão, a respiração e a Iluminação.

As necessidades de alimentação em termos dos quatro tipos de elementos básicos (Terra, Água, Ar e Fogo) são directamente proporcionais ao grau de expansão de cada consciência em cada corpo respectivo de manifestação e representam o estado vibratório do individuo. À medida que o Homem vai evoluindo espiritualmente (não há outra evolução) ele vai naturalmente refinando a sua escolha alimentícia e procura cada vez mais a subida na escala dos elementos (alimentos).

Por isso mesmo, em breve todos os humanos se alimentarão conscientemente de Luz levando lenta mas progressivamente toda a humanidade a uma realidade de corpos luminescentes e semi-translúcidos. No futuro seremos Seres de Luz. Todos.

"O teu corpo não é quem tu és, é algo que tu tens.
A tua mente não é quem tu és, é algo que usas.
A essência de quem tu és é a tua alma."