domingo, 7 de maio de 2017

CORAL PARA CANTAR O CÓDIGO DA VIDA


O DNA humano é composto de apenas quatro compostos químicos diferentes, semelhantes a música escrita, o que deu ao músico Andrew Morley a ideia de atribuir uma nota para cada uma das sequencias genética e musical.

"Em minha juventude cantei em coral, tendo músicas compostas por mim e por isso eu estava ciente das sequências das notas musicais com as sequencias genéticas", explicou o Dr. Morley. 

"Desde o início vi o código genético de duas formas: como matéria-prima que pode ser traduzido em notas musicais, e também com admiração pela sua beleza extraordinária, e foi a partir destes dois pontos de vista que a peça surgiu ", disse à BBC News.

Os 40 membros do coral são todos participantes de um estudo científico, cada um deles teve seu DNA decodificado, a fim de avaliar o que distingue geneticamente grandes cantores do restante da humanidade. . A ciência ainda não publicou esta avaliação, como um spin off, o compositor Michael Zev Gordon transformou uma ideia simples em uma bela obra rítmica através de seu arranjo criativo.

No desenrolar da peça não há uma única voz cantando uma frase rítmica simples, mais vozes participam transmitindo a ideia biológica de replicação e reprodução.Em seu clímax, cada membro do coral está cantando o seu próprio código genético - resultando em que todos cantam uma canção sutilmente diferente.

O condutor da peça, James Weeks, diz: "Para mim, o genoma é uma evocação maravilhosa e extraordinária."

A nova peça, Alelo, foi realizada pelo New London Chamber Choir na Royal Society of Medicine em 13 

Pallab Ghosh - BBC News.

Nenhum comentário: